MARTHA: uma das vacas Jersey mais consagradas de todos os tempos

MARTHA: uma das vacas Jersey mais consagradas de todos os tempos

15 de agosto, 2019

Autor: Marcelo de Paula Xavier*, M.Sc.

 

Apesar de a província da Nova Escócia não ser uma região canadense com forte tradição na pecuária de leite, um dos maiores expoentes da raça Jersey mudial nasceu lá, mais precisamente na Musqie Valley Farms. E, depois de chegar aos Estados Unidos, ganhou uma notoriedade ímpar. 

MUSQIE IATOLA MARTHA-ET EX-97, em relativamente pouco tempo, alcançou o que poucas vacas antes dela conseguiram: estabelecer-se como um dos animais mais consagrados da raça Jersey no mundo!

Algumas vacas ficam nervosas no ambiente das exposições, mas quando a MARTHA entra na pista, ela simplesmente desfila, de uma maneira muito calma e elegante. Aliás, ela fez uma carreira inigualável, tendo ganhado prêmios consecutivos nas duas principais exposições de Gado de Leite do mundo (World Dairy Expo e Royal Winter Fair). Sendo que na "Royal" ela obteve a façanha inédita (para qualquer vaca de qualquer raça) de ser Tri Campeã Suprema de forma consecutiva1.

O seu caminho para o estrelato começou em 2013, quando foi comprada - aos 3 anos de idade - pela empresa Milk Source LLC, que possui atualmente 10 fazendas de produção de leite, com mais de 600 empregados, em 4 estados americanos (Wisconsin, Michigan, Kansas e Missouri). Jim Ostrom, sócio da empresa, afirma que ela era uma bela vaca de leite, mas “na época, acho que nenhum de nós apreciou o potencial que ela realmente tinha." Porém, este potencial começou a se tornar mais evidente já no ano seguinte, quando MARTHA se sagrou Campeã Suprema da Halifax County Exhibtion.

Em outubro de 2015, aos quatro anos de idade, MARTHA conquistou seu primeiro Grande Campeonato em Madison (EUA), durante a World Dairy Expo (a principal exposição do setor no mundo), ficando ainda como Reservada Campeã Suprema daquela exposição. E, aproximadamente um mês depois, ela recebeu o seu primeiro título de Campeã Suprema da Royal Agricultural Winter Fair, em Toronto, principal feira do Canadá.

No ano passado, a Associação Americana do Gado Jersey (AJCA) coroou ainda mais o seu currículo fantástico, colocando-a no pináculo das vacas Jersey com o escore máximo de classificação: Excelente 97 pontos2. Em fevereiro, a entidade oficialmente confirmou esta pontuação e MARTHA, aos seis anos de idade, se tornou a sétima vaca Jersey americana na história a chegar na “perfeição”. Aliás, MARTHA se tornou a vaca mais jovem – de qualquer raça – a atingir essa pontuação nos EUA.

Assista o pequeno vídeo abaixo, para conhecer um pouco melhor essa grande lenda da raça Jersey:

https://www.youtube.com/watch?v=-J2Z_8IBmew&feature=youtu.be

 

Notas:

1 – Desde 1922, muitas vacas ganharam a Royal Agricultural Winter Fair, a principal exposição do Canadá. Porém, ganhar esta exposição mais de uma vez é bem difícil. No clube das Bi Campeãs, há 8 vacas Jersey, com destaque para: ARETHUSA RESPONSE VIVID-ET, DUNCAN BELLE e JIF LITTLE MINNIE. O clube das Tri Campeãs, por sua vez, é mais restrito ainda com somente 3 vacas Jersey: FRANKEN MONARCH ROSEL 24R, MUSQIE IATOLA MARTHA e VANDENBERG AMEDEO GORGEOUS. Por fim, há o feito único da vaca GLENAMORE GOLD PRIZE, que ganhou a Royal 5 vezes.

2 – Muito poucas vacas Jersey chegaram aos 97 pontos. No Canadá, podemos citar GLENAMORE GOLD PRIZE e WAYMAR PATRICK NADINE, por exemplo, mas estas foram avaliadas ainda no sistema antigo de classificação canadense. Nos Estados Unidos, os casos mais notórios de vacas 97 são: MUSQIE IATOLA MARTHA e HURONIA CENTURION VERONICA 20J. Mas, existem outras vacas um pouco menos famosas que também atingiram esta pontuação, como: GENERATORS TOPSY, PLEASANT NOOK F PRIZE CIRCUS e WF BARBER SHASTA, entre outras.

___________________________________________________________________________________________________________

*Marcelo de Paula Xavier, produtor rural, formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, com Mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi presidente da Associação dos Criadores de Gado Jersey do Brasil por dois mandatos.

MAIS ARTIGOS

veja mais
  • GENERATORS TOPSY: a primeira Jersey a atingir a perfeição

    GENERATORS TOPSY: a primeira Jersey a atingir a perfeição

    GENERATORS TOPSY entrou para história se tornando a primeira vaca Jersey classificada Excelente 97 pontos, nota máxima possível. Parida pela sétima vez em 08/02/79, ela atingia a "perfeição morfológica" de maneira inédita na raça.

  • GORGEOUS: uma das vacas mais perfeitas do mundo

    GORGEOUS: uma das vacas mais perfeitas do mundo

    Fantástica em todos os aspectos, GORGEOUS foi a primeira vaca Jersey a ser classificada com 97 pontos no Programa Multirracial de Classificação Canadense. Sua pontuação final de EX-97-3E é a maior classificação já alcançada na Raça Jersey em todos os tempos.

  • DUNCAN BELLE: a vaca que mais influenciou a raça Jersey no mundo

    DUNCAN BELLE: a vaca que mais influenciou a raça Jersey no mundo

    Por sua excelente conformação, sua grande capacidade produtiva e sua habilidade de transmitir estas características, DUNCAN BELLE dominou a criação global da raça Jersey, como nenhuma outra vaca havia feito antes dela.

Comente pelo Facebook

Proluv
Top